Mundo da Rádio - O universo da rádio, na Internet



Sony ICF-7600GR

Curiosidades acerca da radiodifusão em Portugal e no mundo


Sabia que...
  • O Japão é o único país do mundo onde a radiodifusão em FM utiliza a faixa 76~90 MHz, reservando a faixa 90-108 MHz para serviços de televisão? Por esta razão, muitos fabricantes controem receptores que cobrem a faixa 76-108 MHz, adaptando o equipamento através de ligeiras modificações electrónicas ao mercado onde este é vendido. Alguns leitores de áudio digital com rádio FM e outros receptores equipados com firmware até permitem ao utilizador optar pela faixa que corresponde à sua área geográfica.
  • No dia 30 de Outubro de 1938, muitos americanos telefonaram para a CBS e para as autoridades policiais, julgando que a América estava a ser literalmente invadida por marcianos? A adaptação radiofónica do romance  "Guerra dos Mundos",de H.G. Wells, foi tão credível e convincente que os ouvintes acreditaram tratar-se de uma reportagem em directo. Em meados da década de 50, Matos Maia recriou a peça em Portugal, na Rádio Renascença. A "brincadeira" do produtor e realizador terminou com um longo interrogatório na sede da PIDE.





Os "Stranglers" e o crucifixo

    Decerto um dos mais insólitos e polémicos episódios da rádio em Portugal. Num certo dia, o mítico António Sérgio, o maior divulgador de música alternativa em Portugal, quando estava a trabalhar na Rádio Renascença, convidou os Stranglers para irem aos estúdios da emissora católica portuguesa. A certa altura, eis que um dos membros da banda rock britânica conhecida por músicas como a "Golden Brown" ou a "Always the Sun", lembrou-se de tirar um crucifixo afixado na parede e passeou com o símbolo religioso dentro dos estúdios da rádio. Escusado será dizer que a direcção da rádio não terá gostado nada da brincadeira e terá sido a gota de água que faltava para a saída do "John Peel" português da estação. Como é sabido, o grande António Sérgio passou, mais tarde, para a Rádio Comercial.






Antena de garfo para VHF-FM!

Que o desenrascanço é uma característica típica dos portugueses, já se sabe... As fotografias seguintes foram tiradas à montra de um restaurante de Évora.
Antena de garfo (1)

Sim, a parte traseira de uma aparelhagem de som mas... o que é aquela "coisa" metálica lá espetada?

Antena de garfo (2)

Efectivamente, o termo "espetada" faz todo o sentido! Trata-se de um garfo com um dos dentes literalmente espetado na tomada de antena do equipamento. À falta de melhor solução para arranjar uma antena, os responsáveis pelo estabelecimento devem ter aproveitado um garfo torto para permitir a sintonia de emissões de rádio na aparelhagem. Naturalmente que, do ponto de vista técnico, trata-se de uma solução pouco eficiente porquanto estamos a falar de um objecto metálico, é certo, mas longe de optimizado para as características de emissão em VHF-FM. É melhor que nada, todavia, temo, não oferecerá uma boa qualidade de recepção...

View My Stats