Mundo da Rádio - O universo da rádio, na Internet

Sony ICF-7600GR

Glossário de termos empregues na radiodifusão, no DXismo e no radioamadorismo:

0...9 | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


0... 9

73 - Cumprimentos. Saudação frequentemente utilizada nas conversações entre Dxistas e/ou radioamadores.



A

AGC - Sigla inglesa de Automatic Gain Control (controlo automático do ganho). Circuito electrónico que ajusta o ganho de saída em função do ganho de entrada. No caso dos receptores de rádio, se estes não dispusessem deste sistema, o volume de som obtido pelo ouvinte dependeria proporcionalmente da intensidade do sinal das estações. Se o ouvinte comutasse para Onda Média, por exemplo, e estivesse a rodar o botão de sintonia, sintonizaria o emissor local com um volume de som muito elevado, enquanto que ouviria outras rádios com sinal mais fraco num volume muito baixo, obrigando-o a ajustá-lo (através do botão correspondente) cada vez que mudava de estação. Com o AGC, os sinais fortes são atenuados e os sinais fracos são amplificados, mitigando as diferenças da intensidade do sinal de entrada no receptor.

AM
- Modulação de amplitude. Sistema em que a amplitude da onda varia em função da informação sonora transmitida.

Analógico
- Sinal contínuo que varia no tempo.


Antena - Dispositivo que irradia ou capta sinais radioeléctricos. Uma antena de emissão converte a corrente electromagnética da linha de transmissão em corrente de radiofrequência irradiada. Já as antenas de recepção, convertem a energia irradiada pelo emissor em corrente eléctrica passível de ser tratada no circuito do receptor.

Antena Activa - Antena que dispõe de componentes electrónicos activos para alterar a impedância de saída e eventualmente amplificar o sinal; trata-se de uma técnica que permite a construção de antenas compactas de dimensões reduzidas e que abrangem uma faixa de frequências relativamente elevada. O circuito electrónico compensa o subdimensionamento da antena propriamente dita.





B

Banda - Faixa de frequências utilizada por determinado tipo de comunicações.

Banda Lateral Única (BLU) - Mais conhecida pela sigla inglesa SSB (Single Side Band). Sistema de modulação onde apenas uma das bandas laterais é emitida por forma a aumentar a eficiência da transmissão. Ver o artigo "
O que é a SSB?" .

Branca
- Momento da emissão sem som.



C


D

Desvanecimento (fading) - Redução mais ou menos abrupta da intensidade do sinal.


E
Efeito Luxemburgo - Fenómeno verificado nas transmissões em LF/Onda Longa e que consiste na modulação cruzada de uma determinada emissão com outras devido à reflexão ionosférica. A designação deste efeito advém precisamente de ter sido verificado pela primeira vez com a então Rádio Luxemburgo que, já nos anos 30 do século XX, através do seu poderoso emissor em Junglinster (situado no próprio Luxemburgo) interferia por vezes outras emissões em Onda Longa.

F

FI (Frequência intermédia):  Frequência que é subtraída à portadora pelo circuito superheterodino do receptor. Nos receptores domésticos, a FI oscila entre 455 e 470 kHz para AM, sendo normalmente de 10,7 MHz para emissões FM.

FM
 
- Modulação de frequência ou, como é mais conhecida, Frequência Modulada. Sistema em que a frequência transmitida varia em função da informação sonora.

G

H

I

J

K

L

M

Musiqueiro - Termo utilizado pelos Dxistas e radioamadores para designar o vulgar receptor de radiodifusão que todos temos em casa. Trata-se do comum rádio portátil, do mais corriqueiro auto-rádio, da aparelhagem de som comprada em qualquer loja... Dado que normalmente apresentam prestações relativamente fracas, os verdadeiros Dxistas utilizam receptores mais avançados (e evidentemente mais caros!).

N

O

P

Portadora - sinal analógico sob a forma de onda que será modulado por forma a representar a informação sonora a ser transmitida. Emissor em portadora: Na gíria radiofónica é comum dizer-se que determinado emissor está em portadora quando o mesmo se encontra ligado mas não apresenta som (ouve-se apenas silêncio misturado com o ruído inerente à transmissão analógica).

Q


QRG - Frequência exacta. Exemplo: a QRG do emissor de Muge da Rádio Sim é 594 kHz.

QRM - Interferência de origem humana. Normalmente empregue em situações onde duas estações se interferem entre si.

QRN - Interferência natural. Ruído e estática resultante das perturbações naturais a que as ondas hertzianas estão sujeitas.

QSB
- Código Q utilizado para o desvanecimento, frequentemente mencionado nos meios Dxista e radioamador.

QSL - Confirmação de recepção. Documento escrito (normalmente sob a forma de um pequeno cartão) que confirma a sintonia de uma determinada emissão e é enviado por cortesia ao ouvinte. Muitas emissoras internacionais em Onda Curta enviavam (e algumas ainda continuam a enviar) QSLs aos ouvintes e Dxistas que o solicitam. Também os radioamadores também têm a tradição de trocar cartões entre eles.

QTH - Localização do ouvinte/amador. Exemplo: se digo que o meu QTH é em Lisboa significa que me encontro a efectuar a escuta (e/ou a transmissão, no caso dos radioamadores) na capital portuguesa.

R

Receptor superheterodino - Trata-se do tipo de receptor utilizado nos dias de hoje e que foi inventado pelo engenheiro Edwin Armstrong em 1918. Quando os sinais captados pela antena entram no circuito do receptor, as respectivas frequências de emissão são convertidas para um valor mais baixo (subtrai-se a FI à portadora sintonizada) na etapa imediatamente anterior à extracção da modulação áudio. Este passo permite melhorar significativamente não só a sensibilidade e selectividade dos receptores, como também a própria estabilidade de recepção.



S

T

Transístor - Dispositivo que revolucionou a electrónica ao substituir as válvulas termiónicas em muitas aplicações, incluindo o fabrico de receptores de rádio. Podendo actuar como amplificadores ou como interruptores, os transístores permitiram reduzir drasticamente a dimensão dos circuitos electrónicos dos rádios mas também o consumo energético destes equipamentos. O primeiro transístor foi fabricado em 1947 nos laboratórios da Bell Telephone e era destinado a substituir as dispendiosas válvulas usadas nos sistemas telefónicos da época. A tecnologia generalizou-se rapidamente a todos os equipamentos electrónicos ao ponto de valer a pena referir, a título de curiosidade, que um processador instalado num computador (AMD Bulldozer 8C) tem no seu interior nada mais nada menos do que 1 200 000 000 transístores!

U

V

Válvula termiónica - Dispositivo electrónico utilizado para controlar a corrente que passa por um curcuito. Utilizada nos receptores de rádio antigos (fabricados antes dos anos 50 do século XX), as válvulas foram em grande parte substituídas pelos transístores.

W

X

Y

Z



CC) Luís Carvalho - alguns direitos reservados
Licença Creative Commons

O site "Mundo Da Rádio"
encontra-se disponível sob licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0 Unported License. É permitida a utilização do conteúdo desta página para fins estritamente não comerciais, incluindo-se o uso pessoal, científico, académico ou outros, desde que seja mantida de forma explícita a citação da fonte desta obra intelectual. Estas restrições não afectam os direitos protegidos pela licença Creative Commons e/ou pela legislação em vigor.

Questões relacionadas com o licenciamento do conteúdo desta página devem ser encaminhadas para o endereço electrónico:  mundodaradio <arroba> gmail.com .

View My Stats