Mundo da Rádio - O universo da rádio, na Internet


Artigos técnicos > Comprei um "XHDATA D-808"... e agora?


Comprei um "XHDATA D-808"... e agora?

    Este artigo é dedicado a todos os visitantes do site "Mundo da Rádio" que compraram um rádio "XHDATA D-808" e precisam de ajuda para entender como funcionam algumas funcionalidades do aparelho. Obviamente que este texto não dispensa a leitura do manual de instruções do rádio, todavia pretende facilitar a operação do receptor por parte de quem não tem muita experiência neste tipo de rádios pequenos. Mencionaremos alguns aspectos e configurações úteis para quem quiser tentar realizar algumas captações interessantes no rádio.

XHDATA D-808
XHDATA D-808


Silenciar o bip

    O bip que toca cada vez que é pressionado um botão do rádio pode ser silenciado de uma forma muito simples. Com o rádio desligado (a mostrar o relógio), pressione e mantenha pressionado o botão "5" até que o visor mostre a mensagem "BEEP OFF". Se quiser reverter a operação, basta repeti-la e o visor mostrará o texto "BEEP ON".


   Sintonização do rádio
   
    Existem várias formas de sintonizar o rádio, pelo que vamos tentar, de uma forma descomplicada, abordá-las.
vista do lado direito do XHDATA
Vista do lado direito do XHDATA

  • Roda de sintonia: do lado direito do rádio, em cima, temos a roda de sintonia. Girando o botão, podemos sintonizar o rádio. Todavia, ao pressionarmos o botão, podemos alterar o seu comportamento. Carregando repetidamente na roda, alternamos entre os modos "FAST", "SLOW" e "STOP". No modo "FAST", a sintonia é feita em passos de 0,1 MHz em FM, 9 kHz na Onda Média, 3 kHz na Onda Longa e 5 kHz na Onda Curta. No modo "SLOW", o botão sintoniza em passos de 0,01 MHz em FM e de 1 kHz na Onda Média, Onda Longa e Onda Curta. O modo "STOP" permite "bloquear" o botão, na medida em que o rádio ignora qualquer acção de girar a roda e é útil quando não queremos que o rádio fique fora de sintonia porque rodamos acidentalmente a roda.

  • Roda de sintonia fina: situada imediatamente abaixo da roda de sintonia, funciona como o modo "SLOW" em qualquer faixa e permite ajustar de uma forma rigorosa a sintonia de uma forma fácil.
  • Botões de sintonia:tratam-se dos botões "V" e "^" localizados no canto inferior direito do rádio e permitem sintonizar o rádio no modo "FAST" ao serem pressionados. Se carregamos num dos botões e o mantivermos pressionado por uns segundos , o rádio irá procurar a estação seguinte (ou a anterior) na faixa. Por exemplo, se estivermos em Lisboa a ouvir a TSF nos 89,5 MHz e carregarmos e mantivermos pressionado o botão "^", o rádio irá procurar a frequência seguinte com sinal, parando na RFM (89,9 MHz).
  • Introdução manual da frequência: É possível sintonizar uma frequência digitando-a. Para isso, carregamos no botão "FREQ", digitamos a frequência pretendida e carregamos novamente em "FREQ". Por exemplo, se estivermos na cidade do Porto e quisermos ouvir a Antena 1 nos 96,7 MHz (emissor do Monte da Virgem), carregamos em "FREQ", digitamos "9670" (ou digitamos "967" e carregamos novamente em "FREQ"). Se estivermos no Algarve a querer ouvir a M80 através do emissor da Fóia, pressionamos "FREQ", carregamos nas teclas "1071" e pressionamos "FREQ". Na Onda Média, o processo é semelhante. Se estivermos nos Açores e quisermos ouvir o emissor do Monte das Cruzes da Antena 1 Açores nos 828 kHz, carregamos em "FREQ" e digitamos "828". Na Madeira, a emissão OM do Posto Emissor do Funchal pode ser sintonizada carregando no "FREQ" e digitando "1530".
    Na Onda Curta, se quisermos sintonizar uma emissão nos 15265 kHz, carregamos no "FREQ" e digitamos "15265". O procedimento é idêntico na Onda Longa ou na banda aeronáutica VHF (AIR).


Memórias

    O sistema de memórias do rádio está dividido em páginas, onde em cada página podemos armazenar 10 frequências. Fazendo uma analogia informática muito simplificada, seria como se pudéssemos criar "pastas" onde em cada "pasta" podíamos armazenar 10 "ficheiros", sendo cada "ficheiro" uma frequência. Para mudarmos de página, carregamos em "PAGE" e pressionamos um dos botões numéricos (de 0 a 9). Por exemplo, para utilizarmos as memórias de 00 a 09, carregamos em "PAGE" e pressionamos o botão "0". Quando temos uma estação sintonizada, podemos memorizá-la. Imaginemos que temos a Rádio Renascença sintonizada nos 103,4 MHz (através do emissor do Muro, por exemplo), e queremos armazenar tal sintonia na memória 3. Para tal, basta pressionar e manter pressionado o botão "3" até que surja no visor a mensagem "P03 SAVE". Se sintonizarmos outra rádio e quisermos voltar a ouvir a RR, só precisamos de carregar brevemente no botão "3".


Mudança da largura de banda (OC, OM e OL)

    Na Onda Média, Onda Longa e Onda Curta, é possível alterar a largura de banda entre 6 kHz, 4 kHz,3 kHz, 2,5 kHz, 2 kHz , 1,8 kHz e 1 kHz. Isto permite optar entre melhor qualidade de som (mas menor selectividade) e a selectividade máxima (sacrificando a qualidade de som). Podemos alternar entre as larguras de banda disponíveis carregando repetidamente no botão "AM BW/ FM ST". Ao seleccionarmos os 6 kHz, obtemos a melhor qualidade de som possível. Já 1 kHz oferece a melhor selectividade, embora com uma qualidade de som medíocre. Note-se que no FM o mesmo botão permite escolher se queremos ouvir o áudio monofónico ou se queremos que o rádio sintonize em estéreo (obviamente se a estação emitir com som estereofónico, o que no ano de 2020 serão virtualmente todas (excepto avaria pontual no centro emissor).

Informações do RDS (Radio Data System)

    Ao sintonizarmos uma emissão FM com RDS, podemos alternar entre a identificação da rádio, o texto (se for emitido), a data e hora e o tipo de programa, se carregarmos repetidamente no botão "INFO".


Alternar entre o termómetro, os indicadores da qualidade do sinal, o alarme e o relógio

    Com o rádio sintonizado, podemos carregar no botão "DISPLAY" para alternar a informação no canto superior direito do visor. Além do termómetro, podemos ver o alarme e o relógio, mas a opção mais interessante são os indicadores da intensidade e da qualidade do sinal (em dBu e dB).


Sintonia de emissões em Banda Lateral Única (SSB - Single Side Band)

    Para sintonizar uma emissão SSB, especialmente na Onda Curta, em primeiro lugar devemos sintonizar a frequência correspondente. De seguida, devemos carregar no botão "SSB" e alternar entre "LSB" (banda lateral inferior) e "USB" (banda lateral superior). Por fim, devemos rodar o botão de "fine tuning" (no lado direito do rádio) e ajustar a sintonia de forma a que o áudio seja o mais inteligível que conseguirmos. Para sair do modo SSB, voltamos a carregar no botão "SSB" até que surja no visor a indicação "NORMAL".


Outras dicas e recomendações (não apenas para o XHDATA D-808 mas também para outros rádios pequenos)

  • Como a generalidade dos rádios pequenos, o XHDATA utiliza uma antena de ferrite para captar as emissões em Onda Média e Onda Longa. Ao girarmos o próprio rádio, podemos melhorar a recepção do sinal que queremos escutar. Como a antena é direccional, rodar também ajuda a reduzir as interferências de outras emissões sobre a rádio que desejamos ouvir.
  • Um dos principais inimigos da escuta em Onda Média, Onda Longa e Onda Curta é o ruído eléctrico que temos nas nossas casas, mercê da parafernália de aparelhos eléctricos e electrónicos que temos hoje em dia (de smartphones a routers, de televisores aos motores eléctricos das máquinas de lavar etc.). Se tiver muito ruído na escuta, procure um sítio mais sossegado (por exemplo uma varanda). Numa noite relativamente quente de Verão até pode sair para a rua e fazer escutas num local afastado de equipamentos eléctricos.
  • Também para a escuta em FM (e Onda Curta), uma varanda mais alta ou outro local onde se possa subir em segurança constituem um bom local para tentar realizar algumas captações interessantes. Mas atenção: jamais utilize o rádio no exterior em dias de trovoada, em especial se estender a antena telescópica ou ligar o aparelho a uma antena exterior. Não só se corre o risco de ver a antena servir de pára-raios e estragar o rádio, como pode colocar em perigo a integridade física do utilizador.


CC) Luís Carvalho - alguns direitos reservados
Licença Creative Commons
O site "Mundo Da Rádio" encontra-se disponível sob licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0 Unported License. É permitida a utilização do conteúdo desta página para fins estritamente não comerciais, incluindo-se o uso pessoal, científico, académico ou outros, desde que seja mantida de forma explícita a citação da fonte desta obra intelectual. Estas restrições não afectam os direitos protegidos pela licença Creative Commons e/ou pela legislação em vigor.

Questões relacionadas com o licenciamento do conteúdo desta página devem ser encaminhadas para o endereço electrónico:  mundodaradio <arroba> gmail.com .

View My Stats